terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ilustrações pops de FAB Ciraolo

FAB Ciraolo, é um artista e ilustrador chileno, que faz um trabalho bem único e diferenciado! É difícil ver uma ilustração do artista e não reconhece-la. 
FAB mistura traços, colagem de recortes, estampas e várias referências do mundo pop!



O artista ficou bem conhecido com seu trabalho em todos os sites e blogs, quando lançou a série de ilustração “Old School Heroes”, que traz personagens de desenhos como Thundercats, Capitão Planeta entre outros.



O artista chileno também já fez várias ilustrações de ícones da história como Cleópatra, Frida Kahlo e Che Guevara!



Não é demais? Quem quiser ver mais é só ir no blog dele, lá ele posta seguidamente diversos trabalhos!


Abraços! 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia do Quadrinho Nacional



Comemorado em 30 de janeiro, o Dia do Quadrinho Nacional, instituído pela Associação dos Cartunistas de São Paulo em homenagem a data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte em 1869.




Há vários precursores das histórias em quadrinhos, destacando-se o brasileiro Angelo Agostini, embora haja quem diga que a primeira criação surgiu com Richard Fenton Outcault, em The Yellow Kid, de 1863. Foi Outcault quem introduziu o "balão", no qual são escritas as falas dos personagens.


Nas primeiras fases das histórias em quadrinhos, os argumentos eram apresentadas aventuras de crianças e bichinhos, com muito humor. Em 1929, as histórias em quadrinhos ganharam muita popularidade; na década de 1930, o gênero "aventura" foi incorporado às histórias. A Era de Ouro, como ficou conhecida essa fase, teve seu auge com personagens como: Flash Gordon, de Alex Raymond; Dick Tracy, de Chester Gould; Tarzan, uma adaptação de Harold Foster para o personagem de E. R. Burroughs (do livro Tarzan, o filho das selvas).




Nessa nova fase, surgiu mais um gênero, tipicamente americano: o super-herói, como o Super-Homem, de Siegel e Shuster.




As histórias em quadrinhos tem um grande significado para o governo americano que as utilizava como armas ideológicas para elevar o moral dos soldados e do povo em época de guerra. 
Alguns personagens em quadrinhos se alistaram na Segunda Guerra Mundial, incentivando jovens americanos a tomar a mesma postura. O herói que mais teve presença nesse período foi o Capitão América, de Jack Kirby e Joe Simon.


Na década de 1940, foi criado o formato das revistas em quadrinhos que se conhece até hoje, e foi assim que estas chegaram ao Brasil, nesse ano.

Na década de 1950, as histórias em quadrinhos sofreram uma crise de identidade e foram duramente criticadas em razão de seu teor de indução em massa. Foi criado, então, um Código de Ética, mas nesses tempos de liberdade de criação e expressão reduzidas, os roteiros das histórias foram camuflados com textos aparentemente inofensivos que induziam nas entrelinhas.

Na década de 1960, voltou com força total o gênero dos super-heróis, como o Homem-Aranha, criado por Stan Lee e Esteve Ditko.


No Brasil, vários cartunistas ganharam destaque pela criatividade: Henfil (personagens: Graúna e Zeferino), Ziraldo (personagens: Pererê e Menino Maluquinho), Péricles (personagem: O Amigo da Onça), Maurício de Sousa (personagens: Cebolinha, Mônica , Cascão ), Fernando Gonsales (personagem: Níquel Náusea), Angeli (personagem: Rebordosa), Millôr Fernandes, entre outros.





Em 2007 a comemoração ganhou uma nova atração: a instituição do Troféu Lor, uma homenagem ao Dr.Luís Oswaldo Ribeiro, professor e pesquisador da UFMG, que trabalha com o quadrinho a muitos anos, numa luta acirrada contra a ditadura. A primeira edição teve o homenageado com ganhador do troféu, que será agora comemorado todo dia 5 de fevereiro, data na qual veio a falecer um de seus ilustres colegas de trabalho, o cartunista Henfil. 
Em Belo Horizonte, tanto o troféu como a comemoração do Dia do Quadrinho, são iniciativas da Nação HQ.

Bom dia dos quadrinhos! Abraços! 

Fonte: Paulinias


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Surpreendente Pintura 3D.

O artista Riusuke Fukahori, apaixonado por “goldfish” os “Peixinhos dourados“, pinta usando uma técnica incrível, ele pinta camada por camada, verticalmente em camadas de resina, que dá um sensacional efeito 3d na pintura. 







O resultado é surpreendente, acompanhe o vídeo do passo a passo de uma obra dele, é muita  paciência!


Quem vai tentar fazer? 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A arte crítica de Pawel Kuczynski

Pawel Kuczynski é um artista polonês que usa de suas ilustrações, com um ar irônico e sarcástico para criticar e expor temas problemáticos como política, economia e principalmente pobreza e desigualdade social.









Para refletir mesmo, até mais amigos! 




quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Máquina de pintura

Chromatic Typewriter, é o nome dado a máquina de escrever lançada em 1937 que foi toda remontada para, ao invés de criar textos, fazer arte.


O artista Tyree Callahan inventou uma nova forma de se fazer pinturas utilizando uma maquina de escrever, ao invés de plaquinhas de letras ela tem bloquinhos de tinta e as teclas indicam as cores desejadas. Pra ela funcionar direitinho é preciso ir repondo esses bloquinhos conforme o uso, por enquanto ela é somente um protótipo, mas vem encantando uma galera.


Em 2012, o item pode ser muito bem comercializado, viu? Apesar de só existir uma no mundo, o seu dono, criador da máquina, pensa em um valor de US$ 5000 para ela.


Gostou, compartilhe!




terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pen Drives lindos da Mimoco!

 A Mimoco apresentou a sua nova linha de pen drives divertidos, feita em parceria com a DC Comics. Tem do Batman, Mulher Maravilha e do Super-Homem.

Também tem a linha Star Wars, Darth Vader, Yoda, C-3PO, Chewbacca e a Millennium Falcon. 

Além de pen drives eles ainda funcionam como leitor de microSD, úteis e lindos! 




Até amanhã!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um Arco-íris em suas mãos!

Criação do artista do artista Masashi Kawamura o projeto “Rainbow in your hand“ de 2007, passou a ser comercializado este ano e vem fazendo o maior sucesso. 




Trata-se de um flipbook normal e a animação é, basicamente, um arco-íris projeto em 3D. Rápido, fácil e lindo. 



Lindo né? 

Boa semana galera! 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Artiloka: Exposição: ''Do Traço a Finalização''

Artiloka: Exposição: ''Do Traço a Finalização'': Pessoal, a Exposição: ''Do Traço a Finalização'' do designer Luis Paulo Bonadio já está prontinha aguardando sua visitação, não percam essa,...

Exposição: ''Do Traço a Finalização''

Pessoal, a Exposição: ''Do Traço a Finalização'' do designer Luis Paulo Bonadio já está prontinha aguardando sua visitação, não percam essa, vem gente! 





Aguardamos você! 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Esculturas feitas com canudinhos....isso mesmo!

Sim essas obras são feitas com canudinhos, o artista Sang Sik Hong utiliza o material para criar suas esculturas.

De longe, fica imperceptível que a obra de arte é feita com os minúsculos tubinhos de plástico, mas, ao olhar de perto, você fica impressionado com a técnica do coreano.









Incrivél né?