quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mariana Parzewski comenta o próprio trabalho

Em meio aos preparativos para a exposição “Silenciosas Metrópoles”, o Artiloka conversou com a artista e autora da série, Mariana Parzewski. Não deixe de conhecer o trabalho de Mariana, que poderá ser visto pelo público dos dias 11 a 30 de julho, aqui no Núcleo. Confira a entrevista logo abaixo.

Núcleo Artiloka: Quantas telas são e seus nomes?
Mariana Parzewski: Ao total, sete telas compõem minha exposição: Ano Zero, Berlim, São Paulo – Estação São Bento, Sidney, Rio de Janeiro, Istambul – Peykhame Cd e Istambul – Silahtar Mektebi Sk.

NA: Alguma pintura já foi vendida?
MP: A de Berlim, criada em 2007, pertence a um acervo particular.

NA: O que te inspirou a fazer estas pinturas?
MP: Baseadas em fotografias, minhas pinturas fazem parte de uma série que eu comecei a pintar em 2006. Silenciosas Metrópoles teve início com uma tela pintada a partir de um frame do filme Alemanha ano zero, na qual utilizei tinta vinílica preta, branca e pequenos focos em azul .

NA: Há quanto tempo se dedica à arte, e como começou?
MP: Comecei a pintar com tinta a óleo aos 12 anos de idade, quando ganhei minhas primeiras tintas como presente de Natal, e me graduei em Artes Visuais, como bacharel em Pintura na UFMG em Belo Horizonte em 2005. Passei cinco anos em Belo Horizonte, e agora, venho à Franca para mostrar meu trabalho.

NA: Como enxerga a posição da arte na cidade?
MP: Em termos da arte em geral, principalmente na pintura, eu ainda sinto um apego muito forte a pintura acadêmica de paisagens rurais e flores. Talvez ainda exista uma certa confusão entre arte e artesanato, mas é a Arte Contemporânea tem conseguido seu espaço.

NA: Quais suas maiores influências artísticas?
MP: O trabalho de Gerhard Richter tem muito desta linguagem fotográfica que me fascina e me dá inspiração.

NA: Se dedica às outras artes? Se sim, quais e por que?
MP: Dedico-me à Pintura e a Fotografia. Estas duas linguagens se completam no meu trabalho.

NA: O que pretende trazer ao público com seu trabalho?
MP: Quero transmitir ao público uma necessidade de presença pela neutralidade, ou seja, pensar o silêncio de uma cor se contrapondo ao ruído colorido das cidades. É isto que “Silenciosas Metrópoles”aborda e transmite.

 A exposição de Mariana acontecerá
entre 11 e 30 de julho no Artiloka

Nenhum comentário:

Postar um comentário