terça-feira, 26 de junho de 2012

Oficinas teatrais: Improvisação e Contação de Histórias.

No mês de julho o Núcleo Artiloka vai trazer uma super programação de férias para todos os estilos, confira abaixo: 




Hoje vamos falar das oficinas do dia 21/07, que serão oficinas teatrais, na parte da manhã rola uma oficina de técnicas de improviso e na parte da tarde teremos uma oficina de técnicas de contação de histórias! 

Confira mais sobre essas técnicas: 


Teatro de improvisação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Teatro de improviso ou espontâneo é uma modalidade de teatro na qual tanto o texto como a representação são criados no decorrer do espetáculo, sem ensaio prévio. Em vez de textos pré definidos, são utilizados temas que inspiram as histórias. A Platéia é solicitada a participar da representação e a história é encenada à medida que é elaborada. Os participantes contracenam entre si e com os atores profissionais da trupe. A beleza do espetáculo resulta da criatividade coletiva. No Brasil, Dercy Gonçalves foi uma das maiores expoentes e percursoras do teatro de improviso.


Técnicas de contação de Histórias


O contador de histórias é uma figura ancestral, presente no imaginário de inúmeras gerações ao longo da História. Em um universo desprovido de recursos midiáticos, este ser era imprescindível para a formação dos futuros adultos, conferindo às crianças, através das narrativas de histórias, ‘causos’, mitos, lendas, entre outras, uma imagem menos apavorante de uma realidade então povoada pelo desconhecido.


Contar histórias é uma arte que atualmente vem sendo retomada não apenas por terapeutas e educadores, mas por pessoas de todas as formações, de várias camadas da sociedade, que se reúnem para partilhar sabedoria, afeto e energia através das narrativas.




Imagens: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário