terça-feira, 4 de setembro de 2012

Artiloka Entrevista: Maria Aparecida Biordo.

Maria Aparecida Biordo inaugura nesta quarta feira (05) uma exposição de seus quadros no núcleo de artes ArtiLoka. Mais conhecida como Biordo, Professora de Artes e Artista Plástica. Biordo leciona no núcleo de artes ‘’ArtiLoka’’ além de outros diversos locais. Em seus 30 anos de carreira, Biordo foi premiada em diferentes categorias, entre seus prêmios estão duas medalhas de ouro, três de prata e seis troféus, além de obras contempladas em salões, e muitas espalhadas pelo mundo, Biordo tem obras conhecidas internacionalmente em países como Portugal, índia, e Itália. A artista plástica que se define como autodidata, pinta em inúmeras categorias, entre suas preferias estão: acadêmica, impressionista e contemporânea. Embora tenha tanto talento para artes, Biordo não tem nenhuma formação profissional, e modestamente se diz ‘’engatinhando’’, quando se trata de pintura. 

1) Quando você começou a se interessar por Pintura? 

Eu comecei a pintar há mais de 30 anos, quando me mudei para Franca (Biordo é de Ribeirão Preto). Sempre gostei de pintura, quando estudava fui a primeira aluna de desenho da escola. Eu gostava muito de artes, desenhos, quadros, faixas decorativas, faixa gregas. Naquela época existia desenho ao invés de Educação Artística, e eu sempre me destaquei nos desenhos, sempre gostei muito de desenho e redação. Quando vim pra Franca, quis conhecer a Pinacoteca (no Champagnat), me Lembro até hoje de uma exposição que tinha lá, quando entrei, eu me encantei... Depois de um tempo, descobri que em novembro do mesmo ano haveria uma exposição no salão contemporâneo. Eu decidi pintar um quadro, (Mulher Objeto) e levar pra lá, mas não pensava que meu quadro pudesse ser selecionado... Me lembro que mandei o quadro em um sábado, e na segunda-feira recebi uma ligação da Eliana Junqueira (na época, diretora da Pinacoteca), me avisando que eu tinha ganhado a medalha de prata. Dali em diante, eu nunca mais parei de pintar. 

2) Você disse que não tem nenhuma formação artística, mas é notório o seu conhecimento, como você explica isso? 

É só você parar para analisar, os maiores artistas, os veteranos, são todos autodidatas. A escola acadêmica é mais para teoria, o conhecimento vem da prática e da leitura. Eu costumo dizer que, pra quem que aprender sobre artes, não há nada melhor do que um museu, se você tiver algum interesse em quadros, artes, pinturas, vá ao museu, veja o quadro dos artistas que estão expostos. O museu é o lugar ideal para conhecer a pintura. 

A Escola acadêmica te auxilia muito em questão de cultura, conhecimento... Para pintar um quadro, é preciso estudar sobre a cultura do que você vai pintar, o clima da paisagem que será pintada, e pra isso a formação acadêmica é extremamente útil, por que você adquire mais conhecimento cultural através dela. Eu leio, eu estudo, eu tenho enciclopédias, e isso me traz conhecimento bastante para ser uma artista plástica. A gente tem que ter uma meta e nunca sair fora dela. Não gosto de pessoas que dizem ‘’ eu não consigo’’. Eu não sou formada, mas eu consegui. 

3) Hoje em dia você consegue fazer pinturas de todos os modelos e categorias? Você tem preferências? 

Sim, eu pinto de tudo, mas eu me sinto especial quando pinto Veneza e cavalos. Eu sou filha de italianos, e meu sonho é conhecer Veneza, eu tenho parentes na Itália, em Perugia, Udine... Então eu adoro pintar a Itália, a França... E eu me identifico com cavalos, com o olhar deles, aquele olhar manhoso, que pede carinho... (Biordo é coordenadora da UIPA União Internacional da Proteção dos Animais) 

4) Existe algum Artista Plástico que te inspira, ou já te inspirou? 

Eu gosto de Canaletto, Tiziano, Leonardo da Vinci é claro. São todos muito ligados no detalhes e eu admiro isso. 

5) Essa é sua primeira exposição no núcleo de artes ArtiLoka? 

Aqui é a primeira vez, mas já expus no Franca shopping, na Pinacoteca (Champagnat) na Sociedade Italiana, no Ribeirão Shopping, na assembléia Legislativa em São Paulo, em Goiânia... 

6) Qual dessas exposições foi a mais especial? 

A Assembléia Legislativa em São Paulo. Pelo esforço, é um pouco complicado conseguir expor ali, você precisa mandar um portfólio com as fotos, esperar uma aprovação do diretor do acervo da assembléia, tem todo um esquema para a exposição. Foi lançado um livro de todo os artistas que passaram por lá, fiquei realizada quando vi meu nome entre os participantes.(Francanos, apenas Biordo e mais duas pessoas foram selecionadas, entre elas, Kátia Pires de Lima) 

7) Nos dias de hoje, já é possível sobreviver de Arte? 

Sim, hoje em dia sim, embora aqui em Franca seja um pouco difícil, eu posso afirmar que vivo de arte. 

8) A exposição no ArtiLoka, vai ser sua e dos alunos que estão encerrando curso com você? 

Sim, a exposição será minha e de meus alunos, terá alguns quadros deles... 

9) O que você deseja realizar daqui pra frente? Quais são seus objetivos? 

Olha, a única coisa que eu quero mesmo, é ter mais tempo pra pintar os meus quadros, os meus, os que eu quero. Mas eu tenho muitas ocupações, espero chegar o dia em que eu não tenha mais, para conseguir pintar mais pra mim, de acordo com as minhas vontades. 

A Exposição "Cores do Coração" abri amanhã quarta dia 05 de setembro, estão todos convidados para abertura as 19:00 horas, a mostra segue até o dia 24 de setembro. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário