quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dia Internacional da história em quadrinhos.

Muita gente pensa em Marvel quando o assunto é história em quadrinhos, mas o Brasil já produzia esse tipo de literatura desde o século XIX, com a publicação das primeiras histórias.





 
As Aventuras de Zé Caipora, de Angelo Agostini, uma das primeiras histórias em quadrinhos do Brasil

 Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.



Século XIX

Precursores e primeiros passos (1837 - 1895)

Primeira charge no Brasil de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1837)
As histórias em quadrinhos no Brasil começaram a ser publicadas no século XIX. Em 1837, circulou o primeiro desenho em formato de charge, de autoria de Manuel de Araújo Porto-Alegre, que foi produzida através do processo de litografia e vendida em papel avulso.[1] O autor criaria mais tarde, em 1844, uma revista de humor político.
No final da década de 1860, Angelo Agostini continuou a tradição de introduzir nas publicações jornalísticas e populares brasileiras, desenhos com temas de sátira política e social. Entre seus personagens populares, desenhados como protagonistas de histórias em quadrinhos propriamente ditas, estavam o "Nhô Quim" (1869) e "Zé Caipora" (1883). Agostini publicou nas revistas Vida Fluminense, O Malho e Don Quixote

Vale a pena conferir e se informar sobre muitas coisas interessantes nesse endereço abaixo, acreditamos que muitos nem imaginam o quão fascinante é esse assunto, boa leitura!

Fonte: História em quadrinhos no Brasil!

Vou ficando por aqui, afinal nossa intenção é despertar o interesse o resto fica com vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário