quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O preconceito no olhar das pessoas


Uma série intrigante: a fotógrafa Haley Mori Scafiero fez fotos de si mesma e registrou a reação do olhar das pessoas em relação à sua pessoa em situações cotidianas.

A ideia de fazer a série Wait Watchers surgiu quando Haley estava fazendo outro projeto chamado “Something to Weight“. Nele, Haley tirou uma foto dela mesma sentada na Times Square para retratar sua solidão em meio à multidão ‘ocupada’. Quando a artista viu as fotos, percebeu que atrás dela, havia um homem que fazia caras ao ser fotografado por uma amiga.

“Eu sempre fui consciente das pessoas fazendo caras e bocas, rindo e comentando a respeito do meu tamanho. E agora eu resolvi inverter o olhar e registrar a reação das pessoas enquanto eu executo minhas tarefas cotidianas em espaços públicos.”

Eu citei “intrigante” porque aqui hipocrisia é menos. O mais é fazer refletir qual seu grau de julgamento em cada uma das fotos. Quantas vezes você sentiria ‘estranheza’ ao se deparar comHaley em uma destas situações?

Ou até: por que esta pessoa fez uma série de fotos para expor o que e como as outras pessoas a veem pelo mundo? Independente do ângulo – preconceito e julgamento são coisas do passado!

Solte a rédea da auto-análise.

























Agora fica a pergunta – e você? Acha que a fotógrafa conseguiu captar mesmo um preconceito nas pessoas, ou acha que elas simplesmente estavam olhando, e não necessariamente criando qualquer julgamento?
Assim a arte nem sempre está na foto em si, mas muitas vezes no que ela transmite e na forma que sua linguagem nos faz enxergar mais além, existem um número tão vasto de tema sobre esse assunto que não temos a pretensão de esgotá-lo nesse blog, no entanto para aqueles que querem saber o que é foto artística a nossa contribuição é no sentido de orientar as pessoas que querem se aventurar por essa técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário