quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

 RECICLAR É RESPEITAR O PLANETA, MAS VOCÊ SABE COMO FAZER A SEPARAÇÃO CORRETA EM CASA?



No Brasil, ainda não separamos por cores igual em outros países, então bastam dois cestos diferentes, um para resíduos orgânicos e outro para os secos/seletivos.
Veja o que é e o que não é reciclável:
Papel
O que vale: papéis secos e até dobrados.
O que não vale: papéis amassados, papel-carbono, etiqueta adesiva, guardanapo, fotografias, papéis sanitários ou com outros resíduos orgânicos, como embalagens de pizza sujas.
Vidro
O que vale: todos podem ser infinitamente reciclados. Um quilo de vidro quebrado faz um quilo de vidro novo.
O que não vale: lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou vidros temperados, cerâmicas e porcelanas.
Dica: para vidros quebrados, embrulhe os pedaços em jornais ou caixas de papelão. Se possível, escreva na parte externa do pacote um alerta. Assim, evitamos acidentes com os profissionais que manipularão esse material.
Embalagens
Antes de descartá-las, lave e seque bem. Isso vale para embalagens de leite, latas, vidros e também plásticos.
Pilhas e baterias
Pilhas e baterias, inclusive de celular, devem ser devolvidas aos fabricantes ou descartadas em coletores específicos.
Isopor
Apesar de muitos acharem que não, o isopor é reciclável sim. Por ser leve e gerar grandes volumes, normalmente, não desperta interesse econômico. Você pode depositar essa material no espaço destinado aos plásticos. Algumas empresas transformam o isopor em matéria-prima para blocos de construção civil.
Óleo de cozinha
Certos locais possuem a coleta de óleo de cozinha. Caso contrário, coloque-o numa garrafa PET e deposite no lixo seletivo. Esse produto serve como insumo para a fabricação de materiais de limpeza e biocombustível.
Se você já faz a separação, parabéns! Se ainda não, convidamos você para começar! O planeta precisa de que todos nós cuidemos dele. Envie esta publicação para os seus amigos e vamos juntos nesta missão.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário