quinta-feira, 28 de julho de 2011

Exposição de sentimentos e conhecimento

Beleza, vivência e o ser humano são alguns dos temas abordados por Luiz Cruz de Oliveira em suas prosas, romances crônicas. O artista, que já escreveu mais de vinte livros, está em exposição no Ave, Palavra! até o dia 30 de julho, com a Mostra Literária organizada por ele, Sônia Machiavelli e o Artiloka.

Com a intenção de contar seus ímpetos, anseios e sentimentos com as palavras, Luiz escreve há quatro décadas, e desde então, utiliza a literatura como manifestação de suas inquietações e divagações sobre o mundo. "A escrita é a forma mais abençoada que o homem possui para refletir sobre o universo, sobre ele mesmo e nosso papel no mundo", afirma.

Luiz pôde usar a literatura e sua experiência como professor de português para se aventurar por todos os gêneros. Passou pela poesia, pelos livros didáticos e chegou ao teatro. No primeiro gênero, tem como principais inspirações Gonçalves Dias e Manuel Bandeira, enquanto na prosa, baseia-se na arte de Graciliano Ramos e Machado de Assis.

Luiz Cruz de Oliveira, por Oliver Moretto (Comércio da Franca)
 
Quando perguntado sobre o crescimento do movimento literário em Franca, Luiz é objetivo: A qualidade é grande e a quantidade de pessoas que se dedicam e produzem bons textos tem aumentado a cada ano. "A Literatura francana é muito rica", comenta o escritor, que para a exposição, separou seus 28 livros.

A iniciativa da escola Ave, Palavra! surgiu no ano passado para comemorar os quarenta anos de publicação do primeiro livro de Luiz, e a mostra com Sônia Machiavelli agora serve como estímulo para outros escritores e para a literatura da cidade.

Trazendo elementos pessoais e que revelam seu estilo, nesta exposição Luiz quis mostrar que, ao longo de sua vida, percorreu um caminho que faz parte da história da literatura francana, e neste caminho, pôde compor suas obras e se destacar neste meio. Para conferir os trabalhos deste escritor e de Sônia Machiavelli, vá à escola Ave, Palavra!. A Mostra Literária está aberta ao público das 9h às 15h, na rua Campos Salles, 1510.
 
Luiz com Sônia Machiavelli, por Oliver Moretto (Comércio da Franca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário