Escrito por Fatec Franca http://www.fatecfranca.edu.br/ | |
Computadores restaurados ajudam na alfabetização de crianças Alunos do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATEC FRANCA, sob a orientação do Prof. Ms. Carlos Eduardo de França Roland, estão ajudando a transformar computadores velhos e em desuso em ferramentas importantes na educação de crianças. A iniciativa é do Prof. Roland, cuja objetivo é associar a tecnologia da informação a questões educativas, não só a jogos e redes sociais, mas usar a ferramenta para a inclusão social que conduz ao desenvolvimento regional. Em atividades didáticas da disciplina de Laboratório de Hardware, os alunos reparam as máquinas e instalam um programa chamado Qimo For Kids, um software com licença gratuita que necessita de baixo poder de processamento e por isso pode ser usado nas máquinas antigas. O sistema oferece mais de 200 atividades de matemática, ciências, lógica, memória, alfabetização, meio ambiente, arte, entre outros, e ainda ensina as crianças (de 2 a 10 anos) que nunca utilizaram um computador a manuseá-lo. Apesar dos computadores estarem prontos para o uso, faltava algo mais. Os gabinetes estavam velhos, amarelados e riscados. Foi aí que entraram em cena os artistas plásticos do núcleo Artiloka. “Nos identificamos com a ideia porque também reutilizamos objetos em desuso. É uma preocupação nossa dar cara nova a esses produtos”, conta Karina Gera, coordenadora do Artiloka. Os primeiros computadores serão doados para a ONG CRAIA que atende crianças do bairro Jardim Pedreiras. “Se alguma instituição tiver um local maior para guardar as doações e também profissionais para ajudar a recuperar essas máquinas vai ser muito útil”, afirma Daniel Pires, professor e coordenador do curso na Fatec Franca. Confira as fotos: |
Trabalhamos com Educação Ambiental com arte e criatividade, desenvolvemos projetos, palestras, cursos, oficinas, eventos e ações socioeducativas para empresas, escolas e comunidades.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário