terça-feira, 25 de outubro de 2011

INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL



Escrito por Fatec Franca   http://www.fatecfranca.edu.br/
Computadores restaurados ajudam na alfabetização de crianças
Alunos do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FATEC FRANCA, sob a orientação do Prof. Ms. Carlos Eduardo de França Roland, estão ajudando a transformar computadores velhos e em desuso em ferramentas importantes na educação de crianças. A iniciativa é do Prof. Roland, cuja objetivo é associar a tecnologia da informação a questões educativas, não só a jogos e redes sociais, mas usar a ferramenta para a inclusão social que conduz ao desenvolvimento regional.

Em atividades didáticas da disciplina de Laboratório de Hardware, os alunos reparam as máquinas e instalam um programa chamado Qimo For Kids, um software com licença gratuita que necessita de baixo poder de processamento e por isso pode ser usado nas máquinas antigas. O sistema oferece mais de 200 atividades de matemática, ciências, lógica, memória, alfabetização, meio ambiente, arte, entre outros, e ainda ensina as crianças (de 2 a 10 anos) que nunca utilizaram um computador a manuseá-lo.

Apesar dos computadores estarem prontos para o uso, faltava algo mais. Os gabinetes estavam velhos, amarelados e riscados. Foi aí que entraram em cena os artistas plásticos do núcleo Artiloka. “Nos identificamos com a ideia porque também reutilizamos objetos em desuso. É uma preocupação nossa dar cara nova a esses produtos”, conta Karina Gera, coordenadora do Artiloka.

Os primeiros computadores serão doados para a ONG CRAIA que atende crianças do bairro Jardim Pedreiras. “Se alguma instituição tiver um local maior para guardar as doações e também profissionais para ajudar a recuperar essas máquinas vai ser muito útil”, afirma Daniel  Pires, professor e coordenador do curso na Fatec Franca.

Confira as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário