quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Arte mais do que louca - Aniversário de um ano

No mês de novembro temos uma razão especial para comemorar, o Núcleo Artiloka completa um ano reunindo a arte e os amantes das artes de Franca e região em um único lugar.  Em um ano nós tivemos exposições de Mariana Parsewsky, Fabio Santos, Ivone Pini, Karina Gera, Talita Machiavelli, Geraldo Macedo, Fabiano Freitas, Uiliam José, Jeanne D´arc, Wagner Voss, Gilda Chagas, Dalva Junqueira, Carlos Macedo, Marcos Motta, 3 Pensantes, Sonia Machiavelli, Marcos Ribeiro, Leonardo Santangelo, Paulo Puo, Joinles, Bruno Branquinho, Goret Chagas e Geraldo Lousada, todos artistas da nossa talentosa cidade de Franca.
Nosso núcleo realizou duas Manhãs Kulturais, com manifestações de vários tipos de arte (música, teatro, recital de poesias, varal de poesias, exposições de fotografias e quadros, grafitti ao vivo, produção de sticker, escultura, pintura facial e muito mais).
O núcleo, em uma ano, recebeu mais de 1000 visitantes diferentes e divulgou a arte também na internet. Para nós esta data de 11 de novembro de 2011 é muito especial, pois marca que a arte tem espaço sim!
Caro leitor, queremos convidá-lo para prestigiar o Artiloka e que você nos ajude a divulgar a arte para todo o mundo.


Arte é um sentimentozinho particular de um artista, que no íntimo de seus sentimentos resolve compartilhá-lo com mais pessoas, para muitos o simples fato de observar uma tela rabiscada possa parecer algo simples, mas afirmo que não é. A arte, muitas vezes, "nasce" de um momento difícil e colocá-la para fora é como arrancar uma pedra muito grande e pesada, que demanda um tremendo esforço e isso também pode deixar um vazio no lugar a qual foi tirada. Já pensou nisso?  Dividir com pessoas desconhecidas é como ir ao banheiro e deixar a porta aberta, pode parecer exagero, mas é a sua privacidade que acabara de ser escancarada, colocada a prova, a critícas e elogios é claro.
Um grande artista que tive o privilégio de conhecer através do Núcleo Artiloka foi Marcos Motta, claro que conheci muitos artistas maravilhosos ao longo deste ano, mas este artista em particular me disse uma frase que gostaria de dividir com você: "as pessoas pensam que artista vive de parabéns", refleti muito sobre isso e na minha condição de iniciante, fui obrigada a concordar, nossa obra é produzida como qualquer outro objeto e também precisa ser consumida, mesmo que não seja adquirida. Quando digo consumida, falo de ser apreciada, já fui a exposições que as pessoas convidadas não compareciam, será que a arte é menos importante do que um aniversário, casamento?`Para finalizar este texto quero apenas dizer que o Núcleo Artiloka não é feito apenas de artistas e de parabéns, mas essencialmente é feito de pessoas que visitam e continuem visitando.


Aqui vai um recado para as pessoas que não conhecem o núcleo e que não conhecem muito de arte: a arte não é para ser bonita ou feia, não deve combinar com o seu tapete e tão menos ser um retrato de algo que você se identifique, a arte veio para questionar; causar alegria; tristeza; dor; raiva; repulsa; medo; ou apenas ser arte. Deixe os seus sentimentos se contagiarem pela arte, pois não é você quem visita uma exposição é ela quem invade sua emoção.
Agradeço imensamente você que nos prestigiou, torceu, compartilhou, expôs, visitou, participou e ainda vai participar, venha conosco neste mundo da arte!

Núcleo Artiloka parabéns pelo seu aniversário. Estou muito feliz!




Karina Gera
Coordenadora do projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário