terça-feira, 26 de julho de 2011

Entrevista: Maria Goret Chagas, essência e talento

Entre os francanos, ela é um exemplo de superação e talento. Conduzida pela arte, Maria Goret Chagas pinta com a boca e os pés, e emociona a todos que apreciam a pintura, e que também gostam de conhecer experiências de vida que nos servem de lição.

Autora do livro ‘’Realize...tudo o que seu coração deseja!’’ e palestrante motivacional, Goret já participou de exposições na Suíça e Brasil e possui cartões reproduzidos no Brasil e Canadá, sendo reconhecida internacionalmente. Integra a Associação dos Pintores com a Boca e Pés (APBP).

Sua técnica de pintura oscila entre aquarela e acrílico sobre tela, com estilo acadêmico livre, repleto de sensibilidade e cores que revelam luz e vida. Confira abaixo a entrevista de Maria Goret Chagas ao Artiloka.

Artiloka: Há quanto tempo pinta telas, e quando começou?
Goret Chagas: Descobri meu talento quando ainda era criança. Sempre dediquei meu tempo à pintura, mas profissionalmente, há duas décadas.

AL: Onde já expôs seus trabalhos, e qual o seu favorito?
GC: A princípio em Franca e região. Passei por cidades como Ribeirão Preto, Matão, Ibiraci e também na capital paulista. Através da APBP, expus na Argentina, na Suíça e outros países da Europa. Meu trabalho preferido é um Espírito Santo.

A artista em Buenos Aires

AL: O que tenta expressar em suas pinturas?
GC: O que todo artista das cores e das letras deseja: ‘’Expressar um interior que expande sentimentos e criatividade’’.

AL: Além de artista, você é palestrante motivacional. Como é sua rotina, e o que você aborda em suas palestras?
GC: Ministro palestras motivacionais em eventos, empresas , escolas e outros. Minha rotina “se resume” entre tintas, computador, leitura e escrita, televisão, ginástica, dança e viagens. Os temas de minhas palestras são variados, e de acordo com o público alvo. Varia desde Empreendedorismo Pessoal e Corporativo a Mulheres Empreendedoras, “A vida é uma escola” e outros como Inclusão.

AL: Quantas telas já produziu?
GC: Perdi a conta, pois, mensalmente, mando cinco telas para Suíça.

AL: Quais seus artistas preferidos?
GC: Os impressionistas, como Monet em “Os jardins” e Renoir, e também expressionistas, como Van Gogh e sua arte “Os Girassóis”.

AL: Fora a pintura e as palestras, realiza mais alguma atividade ou se dedica à outra arte?  
GC: Tenho paixão pela literatura também. Já lancei o livro “Realize... Tudo que seu coração deseja!”.

AL: Quais seus planos para o segundo semestre?
GC: Estou em busca de uma editora para lançar meu segundo livro, “A estrela de uma ponta”, e pretendo também expor na Semana Portinari, aproveitando que minhas telas continuam em exposição na Europa. Além disso, minha intenção é de viajar para São Paulo em alguns meses, para participar da coletiva da APBP.

AL: Quais foram suas últimas exposições, e os locais?  
GC: Em Ribeirão Preto na livraria Para Ler, em Franca no Núcleo Artiloka e, atualmente no Gabinete do Prefeito Sidney Rocha.


Um dos trabalhos de Goret
 

AL: Conte-nos um pouco do livro que planeja lançar.
GC: "A estrela de uma ponta", uma releitura biográfica sobre inclusão infantil, é um pequeno livro que relata a minha infância e adolescência como deficiente, a escola comum e os professores dedicados e sábios, a tutela familiar, os amigos, as adaptações e a arte. É um livro ilustrado e interativo. As crianças poderão desenhar e pintar.

AL: Por que optou por este título, e qual o público-alvo?
GC: A metáfora Estrela foi escolhida para representar cinco pontas, mas apenas com três eficientes comandadas pela principal: a mente. Meu objetivo é que seja um livro usado por crianças de 3 a 7 anos em escolas, com a orientação de professores, que também poderão aprender mais sobre a deficiência e como lidar com isso, superando também todas as barreiras de entendimento sobre o corpo.


Goret em workshop

Para conferir o trabalho da artista, acesse: www.artgoretchagas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário